segunda-feira, 23 de maio de 2011

Visita de estudo à Central dos CTT e ao Museu das Telecomunicações

No dia 16 de Abril de 2011, o grupo do curso EFA B3 de Práticas Administrativas, em conjunto com a mediadora Luísa Marques e a formadora Ana Galego, fizemos uma visita de estudo a Lisboa à central dos CTT, onde assistimos ao tratamento da correspondência, e ao Museu das Telecomunicações, visitar a Exposição dos 500 anos dos CTT.


Chegando a Lisboa, dirigimo-nos logo ao centro de distribuição nacional dos CTT, onde se tratam todas as correspondências. Aprendemos coisas muito interessantes, como por exemplo:

1- De manhã e à tarde trata-se da correspondência prioritária e à noite da correspondência económica;

2- O correio azul demora 1 dia a ser entregue, o correio normal demora até 3 dias úteis;

3- As caixas onde são depositadas as cartas chamam-se cassetes;

4- 95% das cartas são tratadas por máquinas o resto é tratado manualmente;

5- A máquina Fazeadora divide as cartas automaticamente por códigos postais e por giros e lê 30 mil cartas por hora, e a máquina Obliteradora coloca o dia da entrada da carta e lê 40 mil cartas por hora;

6- Às 3 da tarde faz-se a recolha das correspondências, como por exemplos dos Bancos, Seguradoras, das várias empresas de telecomunicações, etc.;

Às 7 da tarde faz-se a recolha das correspondências dos vários centros de distribuição e das diversas estações de correios dos CTT;

Às 2 da manhã entram as correspondências dos outros pontos do País (Porto e Coimbra);

Às 5 da manhã todas as correspondências têm que sair da central dos CTT para as restantes estações dos correios;

7- Os CTT neste momento têm 800 empregados, mas já tiveram 1200.

8- As encomendas são tratadas manualmente.



Curiosidade: Os jornais e revistas também são tratados na central dos CTT e distribuídos pelos mesmos, porque têm que estar nas bancas logo de manhã.

À tarde, o grupo visitou o Museu das Telecomunicações, onde vimos a exposição dos 500 anos dos CTT, como era antigamente feita a distribuição das correspondências até aos dias de hoje.

Agora, vamos fazer uma pequena descrição da história:

Inicialmente, o Correio em Portugal era um privilégio apenas do rei e da nobreza. D. Manuel I publicou por Carta Régia, a 6 de Novembro de 1520, a criação do Ofício de Correio Mor, nomeando para o cargo luís Homem, que geria o primeiro Serviço Público de Correios em Portugal.

O transporte das mensagens naquela altura era feito a pé, mas para grandes distâncias era feito a cavalo ou de carruagem, daí a imagem dos CTT Correios, do cavaleiro montado no cavalo tocando a trombeta, anunciando a chegada do correio.

A 17 de Setembro era inaugurado o Serviço da Mala-Posta, que era um sistema regular de transporte de correio e passageiros de carruagem, onde se aproveitava para se transportar as pessoas e ao mesmo tempo o correio. Devido a prejuízos acumulados a Mala-Posta foi suspensa em 1804, e só passados 50 anos é que a Mala-Posta volta às estradas.

A grande inovação que se deu em 1853 foi a obrigatoriedade do selo postal adesivo. Em 1864 aparece o comboio substituindo a Mala-Posta. Assim, em 1866, os correios inauguravam o Serviço de Ambulâncias-Postais ferroviário. Esta nova estação era atrelada a um comboio e permitia não só uma maior rapidez no transporte das correspondências, mas também a sua divisão, em viagem, o que possibilitava aos utentes poderem depositar as cartas nas estações dos Correios, até quase à hora de partida do comboio.

Em 1880 surge a Direcção-geral dos Correios, Telégrafos e Faróis, fruto da Fusão dos Correios e dos Telégrafos que, até essa altura, constituíam duas direcções completamente autónomas.

Em 1911, com a implantação da República, os Correios e Telégrafos passaram a denominar-se Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones, adoptando a sigla de CTT que se mantém até aos dias de hoje.

Em 1952/1953 assistia-se a uma melhoria de transportes, com o aparecimento das Auto-Ambulâncias, que foi importante em particular nas Zonas rurais.

Na década de 60, o correio para o estrangeiro passou a ser expedido por avião e não por barco a vapor.

Em 1970, a Administração-Geral dos CTT passa a Empresa Pública, designada por CTT- Correios e Telecomunicações de Portugal.

Inaugurava-se em 1972, o Comboio Expresso Postal, apoiado na Rede de Ambulâncias Postais.

Na década de 70, com a introdução do Código Postal de quatro dígitos, que possibilitou a divisão das correspondências com o recurso a equipamentos electrónicos, transformando as antigas Estações Centrais de Correios, de divisão manual, nas modernas “fábricas” de tratamento postal de Lisboa, Porto e Coimbra.

Na década de 80 com o aparecimento da informatização de uma rede de mais de mil balcões, com a utilização de software desenvolvido em Portugal, cuja conclusão deu-se nos anos 90. Nessa mesma época, com o melhoramento introduzido na rede de estradas nacionais, permitiram uma maior versatilidade e optimização dos recursos na condução das malas de correios.

Em 1992, os CTT- Correios e Telecomunicações de Portugal viriam a proceder à separação dos ramos de actividade Correios e Telecomunicações, em duas empresas: os CTT- Correios de Portugal, S.A. e a Telecom Portugal.

Em 1998 aparece a introdução dos sete dígitos do Código Postal.

Actualmente os CTT Correios actuam diariamente com vários milhões de correspondências, fazendo-as circular ao longo de uma rede nacional de Recolha, Tratamento, Transporte e Distribuição. As correspondências são agrupadas e reagrupadas em processos que têm vindo a ser modernizados ao longo dos últimos anos e que passam pela automatização do tratamento da correspondência antes da distribuição do correio.

Assim terminou a nossa visita de estudo, a última do nosso grupo.

Evolução do correio

No presente existem determinadas Tecnologias que são indespensáveis para o bom funcionamento da entrega do correio, mas no passado as coisas eram totalmente diferentes.

As seguintes fotos mostram a evolução do correio até aos dias de hoje.


Entrada do Museu, os 100 anos da Inovação e Tecnologia

A Trompa que servia para anunciar a chegada do correio

Miniatua da Mala-posta

Mala-Posta
 

Mala-Posta
 

Separador das correspondências por região
 

Foto de um carteiro na antiguidade
 

Caixa do Correio
 

Maquete de uma Estação de Muda da Mala-Posta
 

Estação Telégrafo-Postal

Posto de Correio- Venda de Selos

Caixa que recebia cartas na passagem
 

Maquete de uma Ambulância-Postal Ferroviária
 

Marco de Correio na época da monarquia

Marco de Correio actual
 
                                            
Carrinha e Mota que destribuiram o correio mais tarde

Máquina de Escrever usada nas estações dos correios
 

Estação Telefono-Postal

           Alguns documentos oficiais

Máquina de selos

Máquina de separação de correio por código-postal

Manequins exemplares dos trajes da época

Exemplares dos trajes da época

À entrada da central dos CTT

À entrada do Museu das Telecomunicações

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Foi-nos entregue este trabalho em PDF, com as características pessoais e profissionais do Assistente de Secretariado, a partir do qual desenvolvemos cinco trabalhos de grupo em Powerpoint, que se seguem:

Trabalho elaborado por - Andreia, Olívia e Florbela

Trabalho elaborado pelas formandas - Elisa, Sara e Lucília

Trabalho elaborado por - Patrícia e Susana

Trabalho realizado por - Catarina, Rita e Lá Salete

Trabalho elaborado por - Leonilde, Goreti e Sandra

domingo, 1 de maio de 2011

Feliz dia da mãe e do trabalhador

Em nome das formandas do Curso Práticas Administrativas desejamos a todas as mães do mundo um feliz dia junto dos seus filhos...

Ser mãe é algo maravilhoso é uma dádiva, é algo que não dá para se explicar mas sim para sentir, só quem é mãe de verdade é que pode perceber o que isso significa.


Para todos os trabalhadores desejamos também um óptimo dia, seja ele de descanso, de passeio ou até de trabalho.

São esses os nossos votos sinceros.

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa...

Em nome das formandas do Curso Práticas Administrativas, desejamos que todos os seguidores do nosso Blog tenham uma óptima páscoa junto dos que amam...e com muitas amêndoas.
É esse o nosso desejo para vós.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Visita de estudo a Lisboa (Belém e S. Bento)

No dia 16 de Fevereiro de 2011 o grupo B3 do curso Práticas Administrativas e o curso de Transformação de Produtos Carneos - B3 Rio Maior, em conjunto com a mediadora Luísa Marques e as Formadoras Ana Galego e Patrícia Sousa, fizemos uma visita de estudo a dois pontos muito importantes em Lisboa. O grupo fez de manhã uma visita guiada ao Museu da Presidência, onde encontrou peças de valor simbólico e peças de grande valor monetário. Quando uma bandeira de cor verde com o escudo nacional - o Estandarte Presidencial - é hasteada no palácio indicando a presença do Presidente em Belém.


É no museu que estão expostos os exemplares das medalhas dadas as pessoas homenageadas pelo nosso Presidente da República por contribuírem para o reconhecimento do nosso país. Vamos citar o nome de algumas pessoas condecoradas pelo Presidente da República (este e o antigo): António Feio, Amália Rodrigues, Cristiano Ronaldo, Xutos e Pontapés, etc.
Admiramos os quadros dos vários Presidentes da Republica que passaram pelo nosso país. O mais engraçado é o de Mário Soares, na imagem parece estar a apontar o dedo aos cidadãos e a falar com eles…

Nota: À entrada do museu o primeiro objecto com que nos deparamos é o Passaporte Diplomático, derivado à exposição "Encontro de Estados" que dá a conhecer algumas das mais relevantes visitas, efectuadas e recebidas, ao longo dos últimos cem anos, evocando a relação de Portugal e outros Estados soberanos, desde a Implantação da República até à actualidade.

Porque existem pessoas com o passaporte diplomático?
Nem todos os cidadãos podem ter o acesso ao passaporte diplomático, porque ele serve para cidadãos que viajam em trabalho para outros países em nome do nosso país.

À tarde fomos à Assembleia da República, onde assistimos ao debate parlamentar com o tema “Contratos de trabalho e recibos verdes”.

Foi um dia muito agradável, esperamos todos que haja outra oportunidade como esta que nos foi proporcionada.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Eu sei e vou ensinar « Tartiflette»

—Para 4 pessoas :1,2 kg de batatas, queijo reblochon ( 1 embalagem e meia, cada uma tem 240 gramas)2 cebolas, 2 dentes de alho, 3 colheres de sopa de créme fraîche ou 150 ml de natas de culinária, 200 gramas de bacon aos cubos, 200 gramas de presunto 1/2 sal ao cubos, 10 cl de vinho branco pimenta preta q.b.

Cozer as batatas com a pele, depois de cozidas descascar e cortar às rodelas, numa sertã , sem gordura, saltear o bacon e o presunto, juntar a cebola e deixar em lume brando durante 10 minutos acrescentar o créme fraîche (ou natas), mexer e juntar o vinho branco e a pimenta a gosto,deixar apurar 5 mm,



Esfregar um pirex de ir ao forno com o dente de alho esmagado, colocar 2/3 das batatas, cobrir com o preparado, e colocar as restantes batatas. Cortar o reblochon em cubinhos e colocar por cima das batatasLevar ao forno a 180º durante 15/20 mm

Entidades de Apoio ao Consumidor

Para todos os visitantes.

Em nome de todas as formandas e formadores do B3 de Alcobaça, um muito obrigada a todos os seguidores e visitantes do nosso blog.
Esperemos que gostem...



OBRIGADA!!!
O que é um vírus informático

Trabalho realizado por Susana e Andreia

Virus em Windows, Mac e Linux

Virus

Trabalho realizado por Patricia Inácio e Sara Noelma
Origem e História dos Vírus informáticos

Word: Origem e Historia dos Vírus informáticos
Trabalho realizado por Lisa e Goreti

Tipos de vírus e os seus efeitos no computador

Tipos de vírus e os seus efeitos no computador

Trabalho elaborado por Lucília João
Vírus em Email e programas de Instant Messaging

Trabalho realizado por Olivia Adão e Florbela Firmo
Tipos e nomes de vírus informáticos

Trabalho realizado por La Salete Brito

Propagação de vírus informáticos

Trabalho Elaborado por: Florbela Firmo e Olívia Adão

Propagação de vírus informáticos

Origem e história dos vírus informáticos

 Trabalho elaborado por Elisa Mariano e Goreti FilipeOrigem e história dos vírus informáticos

Recomendações para se proteger de Virus Informáticos

Recomendações para se proteger de Virus Informáticos

Trabalho sobre técnicas de protecção contra Virus Informáticos.
Realizado por Catarina e Sandra.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tipos e nomes de vírus informáticos

Trabalho elaborado por: Lá Salete



Cidadania Livro de reclamações

O que são virus informáticos Susana E Andreia

Trabalho apresentado por Catarina e Sandra-Recomendações para se proteger de um Vírus Informático

"Frase do dia" dito por Olivia

Ela disse: No tempo da poda ela geme, referindo-se à apresentação do seu pequenino Bonsai.

"frase do dia" dito por Catarina

Ela disse: Não gosto de Inglaterra, gosto mais Londres , quando realmente Londres fica em Inglaterra.

"Frase do dia" dito por Susana

Ela disse: Foram lá a casa bater-me, terminando a frase. Mas o que ela queria dizer era mesmo foram lá a casa bater-me à porta para me vender um computador...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Conferência no Hotel praia da Nazaré

Hoje nós, o grupo B3 Práticas Administrativas, acompanhados pela Mediadora Luisa Marques e Formadora Ana Galego, fomos a uma conferência para ficarmos a conhecer melhor o mundo das Medidas Empresariais de Combate à Crise. Conseguimos retirar muitos conhecimentos atráves de outras pessoas que lidam diariamente com a crise empresarial.

Não alargando muito sobre este assunto, vamos-vos dar um exemplo sobre algo que o grupo B3 aprendeu sobre umas das medidas que está a ser cada vez mais requisitada pelas empresas :

O que é a Lay-OFF?
É  a redução ou suspensão temporária da actividade que praticamos.

Limites?
A Lay-OFF tem um prazo de 6 meses que pode ser renovado por outros 6 meses se os trabalhadores ou os sindicatos dos mesmo assim o permitirem (nem sempre ou quase nunca isso acontece porque não é muito agradável para os trabalhadores mas sim para as empresas).

Por último os trabalhadores mantêm o direito a receber 2/3 da sua remuneração normal (prémios, etc).


Foi uma tarde muito agradável, e esperamos todas  ter mais oportunidades como esta que nos foi proporcionada hoje.
Obrigada.

"Frase do dia" dito por Andreia!!!

Ela disse: farm ville, mas o que ela realmente queria ter dito era mesmo firewall.
Como devem imaginar a risada foi total...


A frase do dia irá continuar e promete muitas risadas...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Obrigada Ana Patrícia


Venho por este meio, em nome das meninas do B3 de Alcobaça, agradeçer à nossa querida Ana Patrícia pelo postal e os bombons.

De facto ficamos muito contentes por receber noticias dela e por ela nunca se esquecer de nós, apesar de ela estar no outro lado do mundo...

Da nossa parte um muito obrigado e esperamos ver-te em breve, pois as saudades já apertam!!!!

Esperamos que esteja tudo bem contigo e com os teus, e que o ano 2011 te corra 2011 vezes melhor que 2010!!!!


Muitos Beijinhos...


As tuas colegas do B3, Mediadora e Vanessa.






quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Surpresa de Ana Patrícia





Cumprimentos para todas as colegas, formadores e para o Factor H

Eu sei e vou ensinar

Técnica do guardanapo


Material a utilizar: - Vela;

- Guardanapo ao gosto;

- Cola para decopage ou termolina;

- Gliteres (tubos de brilhantes coloridos);

- Pincel;

- Verniz em spray.



Como fazer: - Comece por limpar a vela e recortar o desenho do guardanapo, de seguida separe as folhas do guardanapo até ficar com uma única folha fina, coloque o desenho em cima da vela e cuidadosamente pincele com a cola, com que o desenho fique bem esticado. Deixe secar e decore com gliteres ao seu gosto, no fim de bem seco coloque o verniz em spray para ficar bem protegido.